Filipe Homem Fonseca [argumentista]

Nasceu em Lisboa, é argumentista freelancer, grande apreciador de empada de lebre, acredita que a ubiquidade é a nova exclusividade, e por isso passa grande parte do seu tempo em http://twitter.com/fhf .

 

Licenciado em Publicidade pelo IADE, frequentou o workshop de Brandon Cole (Lisboa), o Media Pilots (Sitges, Espanha), e o seminário Story de Robert McKee (Lisboa). Em 2002 passou algum tempo na floresta amazónica para escrever o documentário Curiua Catu e regressou de lá sem malária.

 

Escreve haikai para se distrair e já editou 22 deles por distração num livro intitulado conta gotas.

 

Escreveu a Conversa da Treta nas suas diversas encarnações: teatro (A Treta Continua e A Verdadeira Treta), cinema (Filme da Treta), rádio, televisão e livros.

 

É autor de Só por Acaso, telefilme vencedor no Prix Europa 2004, em Berlim.
É co-criador e co-realizador de Má Onda, série multi-plataformas (TV, web, mobile), produção de estreia da Não Há Rebuçado e primeira presença portuguesa no Festival Input (Joanesburgo, 2008) desde sempre.

 

Escreveu o filme de animação Sem Respirar e a curta-metragem Esqueleto no Armário (incluída n’O Dez, actualmente em pós-produção).

 

É um dos criadores e realizadores d’O Horror iNominável, o primeiro video-podcast português. Em Fogo Posto!, escreveu textos, interpretou e co-realizou.

 

No teatro, escreveu também Azul a Cores e pequenas peças para Urgências e Urgências 2006. Foi coordenador artístico de Urgências 2007 e co-autor de A Festa.

 

Escreveu na revista Visão.

 

Nas Produções Fictícias foi co-autor de Major Alvega (2.ª temporada), e das séries dramáticas Sociedade Anónima, Bocage e O Dia do Regicídio, e em comédia escreveu Herman Enciclopédia, Não És Homem Não És Nada, Paraíso Filmes e Hora H.

 

Escreveu no lançamento d’O Inimigo Público, onde também manteve regularmente um cartoon. É co-autor, desde 2001, do Contra Informação, que escreve diariamente.


Get in Touch

hello@tedxviseu.com

Sobre o TED

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada às “Ideas Worth Spreading”. Começou como uma conferência de quatro dias na Califórnia há 26 anos. TED tem crescido para apoiar as ideias de mudança com várias iniciativas. A conferência anual TED convida os principais filósofos do mundo e oradores a falar durante 18 minutos. As suas palestras são então disponibilizadas, gratuitamente, em TED.com. Alguns dos oradores TED: Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Benoit Mandelbrot, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o Ex-Primeiro Ministro britânico Gordon Brown. +